Existem inúmeros motivos que levam um indivíduo a procurar atendimento psicológico. Em diversos momentos de nossa existência, não conseguimos discernir claramente as adversidades que enfrentamos, como inquietações, melancolias, ansiedades, depressões, questionamentos sobre identidade, fases de mudança, processo de tomada de decisões e uma série de conflitos que nos assolam.
Adicionalmente, recorremos à terapia quando enfrentamos alguma aflição mais evidente, como a partida de um ente querido, a perda de um emprego, o término de um relacionamento amoroso e outras circunstâncias que podem nos deixar desamparados.
A Psicanálise também é recomendada quando se busca um entendimento mais profundo de si mesmo e uma maior compreensão dos anseios e decisões tidos ao longo da vida, um conhecimento que requer uma imersão em nossa própria complexidade.
A terapia é, portanto, um importante espaço para o cuidado da nossa saúde mental, para criarmos mais consciência de quem somos a fim de vivermos nossas vidas de forma mais plena e significativa.
