Viver fora do Brasil pode intensificar questões subjetivas que já estavam em curso ou fazer emergir novos impasses. A mudança de país, de língua e de referências simbólicas pode provocar sentimentos de estranhamento, solidão, angústia e desenraizamento, muitas vezes difíceis de nomear.
A Psicanálise oferece um espaço de escuta que considera a singularidade de cada sujeito e a forma única como cada um se relaciona com o desejo, o sofrimento e o laço com o outro. Mais do que buscar respostas prontas ou adaptações forçadas, o trabalho analítico aposta na palavra, no tempo próprio de cada análise e na possibilidade de o sujeito se implicar naquilo que o faz sofrer.
Atendo brasileiros que vivem no exterior e desejam falar em sua língua materna, preservando os significantes, a história e as marcas subjetivas que atravessam suas experiências. A escuta psicanalítica leva em conta os efeitos do exílio — simbólico e geográfico — e como eles ressoam na vida afetiva, profissional e relacional.
Os atendimentos são realizados online, com ética, sigilo e rigor clínico, oferecendo um espaço de fala onde algo do mal-estar pode ser elaborado e ressignificado. A análise não propõe soluções universais, mas a construção de um percurso singular, no qual o sujeito possa encontrar novas formas de se posicionar diante de seus impasses.
Se você sente que algo não vai bem, que repetições se impõem ou que a experiência de viver fora trouxe questões difíceis de sustentar, a psicanálise pode ser um lugar de trabalho e elaboração.
Dra. Carolina Blois
Psicóloga e Psicanalista
Crp: 06/150708
