O atendimento psicanalítico é uma abordagem terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud e seus seguidores, que busca compreender e tratar os distúrbios emocionais, conflitos internos e questões psicológicas de uma pessoa. A psicanálise é uma das correntes fundadoras da psicoterapia e tem como objetivo principal trazer à tona aspectos inconscientes que dizem respeito ao sujeito em questão.
Freud veio revolucionar a ciência, pois através da descoberta do inconsciente, aponta que o homem, além de não ser o centro do Universo (como definido por Copérnico), também não é dono nem de si mesmo, uma vez que há um campo do seu ser que foge o domínio, ao qual estamos sujeitos. Portanto, por muitas vezes encontramo-nos sem entender de onde vem determinado sofrimento ou porque não conseguimos nos livrar do mesmo, ou vivendo uma situação ou contexto de vida indesejado que, por vezes, como mecanismo de defesa, culpabiliza-se a vida ou um terceiro.
A análise é um importante dispositivo que, por meio das sessões regulares com um profissional qualificado, permite ao sujeito falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos, sonhos e memórias. Este trabalho gradual e contínuo vai gerando movimento psíquico que ajuda o paciente a entender o que possa estar acontecendo, ajuda a criar um senso de implicação e responsabilização por si mesmo, a construir resiliência emocional, a lidar com conflitos internos e encontrar maneiras saudáveis de enfrentar os desafios da vida.
